sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

24ª semana - 6 meses



Mais uma semana completada e iniciamos agora nosso 6º mês de gestação!!!

Mais redondinha do que nunca..rsrsrs.. a azia voltou e todo santo dia ela me encomoda!! O que me salva são os milagrosos chás que eu tomo em jejum logo que eu acordo, depois de almoçar e novamente antes de dormir...mas tem dias q nem isso resolve e daí a coisa complica!!

No final de semana passei um sustinho...estávamos saindo do jacobina, sábado depois de almoçar, andando até o estacionamento e derepente eu caí num buraco!! rsrsrs... agora eu dou risada e me parece engraçado, mas na hora foi triste!!! Na calçada estava faltando uma daquelas pedras quadradonas...eu não ví e enfiei o pé, desci até o joelho, me esfolei inteira e por sorte, muuuita sorte mesmo, não quebrei o pé ou a perna...mas como doeu...meu Deus, como doeu!!! afff... to até agora com casquinha no joelho e as duas pernas com váááários ematomas!! rsrs.. Isso sem contar que por causa disso no domingo a noite eu não conseguia ficar em pé de tanta dor no músculo do lado direito da cintura (região lombar) que distendeu na hora da queda... mó sessão!!
Mas agora já está tudo ok novamente!! rsrsrs...

Ontem comecei a fisioterapia pré-parto. É para evitar dores nas costas e preparar os músculos para o parto normal. Dá um soniiinho... rsrs..

A baby está a mil na barriga!!! rsrsrs... chutes, socos, se vira de um lado, se vira do outro...não pára!!! rsrs.. é engraçado!! Ás vezes é tão forte que dá pra ver a barriga se mecher sozinha!! hahahahhaha..e eu dou risada!! a gente tá se divertindo juntas!!! hahahahaha...



24ª semana / 6º mês:

O bebê ouve praticamente tudo e reconhece a voz da mamãe em diferentes tons. Pois é. Ele ainda está na barriga, mas já está por dentro de tudo o que se passa. Se souber o sexo, é bom escolher já o nome do bebê e conversar com ele chamando-o pelo nome.
Nessa fase de gestação, o pequeno já está bastante serelepe. Consegue dar cambalhotas dentro da barriga da mãe e dar chutes e socos fortes.
O útero deve estar uns 5cm acima do umbigo. Seu corpo está em pleno trabalho e se sentirá mais cansada.

Durante o 6º mês:

Sintomas, sinais e sensações:

- Movimentos fetais cada vez mais intensos;
- Sensação de dormência na parte baixa do ventre;
- Congestão nasal e sensação de entupimento do ouvido;
- Prisão de ventre;
- Azia e dificuldade de digestão;
- Câimbras nas pernas;
- Possível inchaço dos tornozelos, dos pés e também das mãos;
- Possíveis dores de cabeça, às vezes desmaios e tontura;
- Surgimento de algumas veias varicosas;
- Grande aumento do apetite;
- Dores nas costas;
- Modificação na pigmentação da pele no abdomen e no rosto;
- Aumento da pulsação (frequência cardíaca);
- Sensação de coceira no abdomen.
- Maior estabilidade emocional;
- Períodos de distração e falta de concentração no que se está fazendo.


Desenvolvem-se quatro sentidos:
Neste mês, seu bebê começa a desenvolver quatro dos 5 sentidos: audição, olfato, tato e paladar. A visão será o último dos sentidos a se desenvolver. O bebê já reage a estímulos externos, como a luz e a música, e também percebe os barulhinhos físicos da mamãe, como o bater do seu coração ou os gorgulhos intestinais.

Começam os socos e pontapés:
Prepare-se... pois agora você vai começar a sentir de tudo: chutes, socos e cotoveladas farão você vibrar de emoção. Se antes você sentia um leve farfalhar, a cada semana que passa você irá sentir os movimentos de seu bebê cada vez mais intensamente. Isso porque agora seus músculos e articulações já estão bem mais firmes.

Primeiras Gordurinhas:
Até agora seu bebê era bem magrinho, mas nesta fase ele começa a acumular os primeiros depósitos de gordurinhas, sob a superfície da pele. Nesta fase, já é possível escutar o coração do bebê na sua consulta mensal ou com a ajuda de um estetoscópio.

Qual é o aspecto do bebê:
Ao completar este mês, seu bebê terá aproximadamente 33 centímetros, e mais ou menos 700 gramas. Provavelmente já estará assumindo a chamada posição fetal, com os joelhos próximos ao abdomen e os braços dobrados no peito.

Qual é o aspecto da mamãe:
Se você estiver conseguindo controlar o aumento de peso, deverá ter aumentado uns 5 a 6 quilos, aproximadamente. Como grande parte deste ganho de peso se concentra na região do abdomen, é provável que você se sinta mais cansada e com algumas dores pelo corpo. Aproveite e leia as matérias de Terapia Corporal sobre o assunto: Cuidados e Bem-Estar com o Corpo e a Mente e Auto Massagem na Gravidez.


*Fotinho dela de perfil!! rsrsrs... dá pra enchergar bem direitinho o contorno do rostinho dela...procura q c acha!!! rsrsrsrs... É da última ecografia, qndo eu ainda tava de vinte semanas!

Nenhum comentário: